O documentário trata das relações educacionais no Brasil. Mostra as transformações ocorridas no sistema educacional brasileiro desde 1930, período em que 87% da população era analfabeta, até os anos de 1990, quando a educação passa a ser tratada como mercadoria. O filme, acompanhando os principais fatos e períodos históricos, como as ditaduras Vargas e a militar de 1964, as lutas de resistência, a industrialização e a urbanização, apresenta análises e comentários de estudantes e professores de ensino básico, complementar e superior.

A realidade de professores e estudantes, desde o sonho de ser normalista, passando pela luta armada, até o corre-corre de uma escola para outra que se vê nos dias de hoje, é mostrada através de imagens e muitos depoimentos. As dificuldades da educação no campo, o crescimento do ensino privado, as principais greves dos professores mineiros etc. são temas deste filme. O mestre do cidadão é, por isto, uma valiosa contribuição do Sinpro-MG para a história da educação e da luta dos professores no Brasil.

Sugestão de uso: Indicado para aulas de História, cidadania e Pedagogia que discutam a realidade educacional brasileira. Serve também para debates políticos e cursos de formação sindical sobre as lutas de estudantes e professores.

Direção: Cloves Geraldo; 1996; 48 min.

Realização: Sinpro-MG

Contato: (31) 3465-3000 comunicacao@sinpromg.org.br // www.sinpromg.org.br