homenagem-ocupação

Acontece nesta terça (25), às 18h, na escadaria da Câmara de Vereadores do Rio, uma homenagem à Ocupação Manuel Congo e um ato pela moradia digna e pelo direito à cidade. A Ocupação vai receber a “Medalha Popular Manuel Congo”, uma iniciativa do mandato do vereador Renato Cinco (PSOL) junto com diversas personalidades cariocas, como o músico Marcelo Yuka e o cineasta Silvio Tendler. Manuel Congo liderou a maior rebelião de escravos da região fluminense do Vale do Paraíba, em 1839.

Em uma sessão na Câmara dos Vereadores no dia 18 de março, vereadores negaram que a medalha Pedro Ernesto, tradicional homenagem a personalidades da capital fluminense, fosse entregue à Ocupação. A votação teve o placar de 15 votos contrários a 12 favoráveis e os argumentos dos vereadores que não concordaram com a medalha foram de defesa da propriedade privada e contra a luta pela moradia. Por isso, a partir de 2014, a Medalha Popular Manuel Congo será conferida para pessoas e movimentos sociais ligados à luta pela moradia.

A Ocupação Manuel Congo fica na Rua Alcindo Guanabara, na Cinelândia, ao lado da Câmara dos Vereadores. O prédio que hoje abriga cerca de 40 família era uma antiga propriedade do INSS que ficou abandonada por mais de 15 anos. A ocupação aconteceu no dia 28 de outubro de 2007.