[Por Sheila Jacob-NPC] Ollanta Humala é o novo presidente do Peru. O candidato da coalizão de esquerda venceu o segundo turno das eleições presidenciais do país, que ocorreu no domingo, dia 5 de junho. Foi apertada sua vitória contra a candidata Keiko Fujimori. Ela é filha do ex-ditador Alberto Fujimori, que cumpre uma pena de 25 anos de prisão por crimes de violação aos direitos humanos e corrupção cometidos durante seu mandato. No discurso proferido na Praça Dois de Maio, Humalla lembrou o compromisso de campanha de formar um governo representativo das forças democráticas e aberto à sociedade civil, construindo um país mais justo e menos desigual. Uma de suas propostas também é manter relações fraternas com os povos latino-americanos, buscando a integração do continente.
Em artigo publicado na Carta Maior, Emir Sader lembra que uma das dificuldades do novo presidente será a mídia hostil do país, “despudoramente tendenciosa, a ponto do prêmio Nobel de Literatura, o conservador Vargas Llosa, suspender a veiculação de suas colunas em um dos jornais da direita, em protesto pela cobertura eleitoral”. Ele se refere ao jornal El Comercio, que, segundo o escritor, “tornou-se uma ‘máquina de propaganda’ da candidata direitista”.
Como publicou o jornalista Martín Granovsky, lembrando as palavras de um historiador peruano, “o desempenho do El Comercio merece uma menção especial, pelo seu esforço homérico em destruir sua própria credibilidade”. Segundo ele, o que ocorreu no Peru repete o jogo sujo midiático que ocorreu nas últimas eleições presidenciais sul-americanas, vencidas pela brasileira Dilma Rousseff, em outubro último, com 54% dos votos.
Confira o texto completo de Granovsky sobre o bombardeio midiático nas eleições peruanas. http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17906&alterarHomeAtual=1