Terceiro episódio da série “Os Arara”, a tribo até então isolada tem o primeiro contato com o homem branco. O material não chegou a ser finalizado e “Os Arara III” mostra o plano sequência das imagens captadas no período inicial dos anos 80. Após serem empurrados mata adentro pela construção da Rodovia Transamazônica, os indígenas têm suas terras demarcadas pela FUNAI. O filme mostra – ao contrário do mito espalhado pelas autoridades governamentais de que se tratava de índios hostis – um povo pacífico, com características até infantis.

Ao se depararem com a aparelhagem dos homens civilizados, com suas imagens em fotos, com sons reproduzidos em altofalantes, os arara revelam sua curiosidade e estranheza diante da novidade. A partir daí, começam a abrir espaços e vão conhecer a “civilização” na cidade de Altamira (AM).

Sugestão de uso: Excelente material para aulas e debates sobre História, Geografia, direitos humanos e Antropologia. Serve também para pesquisa histórica sobre a questão de demarcação de terras indígenas e do processo de ocupação da Amazônia.

Direção: Andrea Tonacci. 1982; 50 min.

Contato: extremart@ig.com.br