Aborda o problema do sistema penitenciário no Brasil. Sob o pretexto de ser recuperado, o criminoso é tirado do convívio social. No entanto, os detentos são tratados de forma desumana e, na maioria das vezes, não se recuperam, mas a profissionalização do preso na vida do crime. O filme mostra os problemas que sofrem os detentos e aponta formas diferentes de prisões, como colônias penais agrícolas. Ex-presidiários também dão depoimentos sobre suas situações.
O filme apresenta números e dados sobre o sistema penitenciário e faz uma forte crítica às prisões no país. Questiona quais são as verdadeiras causas da violência e da criminalidade. Por que 95% dos presos são pobres? Por que 70% dos presos são jovens com menos de 25 anos? O documentário mostra o trabalho da Pastoral Carcerária na recuperação e ressocialização dos presos através de oportunidades de trabalho e apoio moral.
Sugestão de uso: Para debater o sistema penitenciário no Brasil. O documentário, crítico, concentra-se na discussão dos direitos humanos e da violência contra os presos.
Direção: Pedro Pagani; 1998; 25 min.
Produção: Scan Vídeo Produções
Realização: Mundo Jovem
Contato: (51) 3320-3902 (fax) www.mundojovem.pucrs.br // mundojovem@pucrs.br