Ao completar seu 3º aniversário, o jornal “Brasil de Fato” merece todos os parabéns por parte de quem faz a luta contra-hegêmonica no País. Afinal, trata-se de uma verdadeira ferramenta de informação e conscientização. Desafiando inúmeras dificuldades, o jornal, sua equipe e colaboradores seguem apresentando dados, informações, análises que vão na contra-mão do pensamento único neoliberal. Com uma pauta diversificada, “Brasil de Fato” aborda tanto questões sindicais, econômicas e políticas, como as lutas ambientais, de gênero, contra o racismo, sem esquecer do debate cultural. Tudo isso a partir de uma visão ampla, sem vínculos partidários, empresariais ou governamentais. O compromisso é com a luta dos povos no Brasil e em todo o mundo.
Mas, diferente de outros aniversariantes, “Brasil de Fato” nos dá um presente em sua celebração. Trata-se do lançamento do livro “É preciso Coragem para Mudar o Brasil”. Uma coletânea publicada pela editora Expressão Popular, que traz o pensamento de militantes e intelectuais como Celso Furtado, Apolônio de Carvalho, Oscar Niemeyer, Aleida Guevara, Hugo Chávez e Yasser Arafat. Os assuntos abordados vão da biodiversidade aos rumos da esquerda na América Latina, passando pelos ataques do imperialismo e os efeitos devastadores do neoliberalismo.
Como diz a nota publicada em seu nº 159, “é, sem dúvida, uma vitória dos milhares de militantes sociais que acreditaram em um veículo de comunicação a partir de uma visão popular”. No entanto, ainda há muito o que fazer. É preciso ampliar o alcance da publicação, ganhar mais setores populares para o projeto e garantir muitos outros aniversários. Parabéns para todos nós!