BRASÍLIA – 28/08/09 – Com o objetivo de continuar o debate sobre a Conferência Nacional de Comunicação a Rádio Fenajufe conversou com o professor e diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais, Antônio Braz Rodrigues. Integrante da Comissão Mineira Pró Conferência, Antônio Braz dá aula na rede púbica de ensino e também milita em diversas organizações sociais em Belo Horizonte. O sindicato do qual é diretor faz parte, ainda, do Fórum Nacional pela Democratização de Comunicação (FNDC).
Movimentos sociais de todas as regiões do país estão envolvidas no processo de construção da 1ª Confecom, marcada para os dias 1º, 2 e 3 de dezembro, em Brasília. Além das mobilizações em nível nacional, há uma articulação nas Comissões Estaduais Pró-Conferência de Comunicação, que também lutam para garantir a realização da etapa nacional e das etapas regionais e estaduais. Várias atividades estão sendo realizadas com o objetivo de mobilizar os setores organizados da sociedade e garantir uma conferência ampla e democrática.
Na avaliação de Antônio Braz essa luta deve ser de todos os trabalhadores e não apenas dos profissionais da área da comunicação. Ele explica que em Minas Gerais, como ocorre em outros estados, a grande imprensa reserva pouco espaço às ações dos movimentos sociais e atividades sindicais. E também, de acordo com ele, essa censura conta com o apoio do governador Aécio Neves, que não tem atendido às reivindicações dos trabalhadores da educação e de diversas outras áreas.
A entrevista com Antônio Braz será veiculada no boletim Fenajufe Notícias das 12h e das 16h desta sexta-feira (28). O bate papo também será reprisado ao longo da próxima semana e ficará disponível na página da Rádio Fenajufe, no endereço: http://www.fenajufe.org.br/port/noticias/principalradio.asp.
Da Fenajufe – Leonor Costa