[Por Renata Fernandes-Sinpro-Rio] No próximo sábado, dia 26 de setembro, às 10h, será realizada Assembleia dos professores da Educação Superior da rede particular, no auditório do Sindicato (Rua Pedro lessa, 35, 2º andar, Centro). Objetivo da assembleia é discutir reajuste salarial de 2009, regime de tempo integral, aprimoramento acadêmico e demais cláusulas de condições de trabalho constantes na atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Saiba como estão as negociações da Campanha Salarial 2009
A CCT de 2009 (data-base 1º abril) do Ensino Superior ainda não foi assinada até hoje em função das negociações realizadas desde junho último entre o Sinpro-Rio e o sindicato patronal. É bom lembrar que, diante das insistentes investidas patronais nos últimos três anos, o Sinpro-Rio tem resistido a discutir, no período de data-base, possíveis adequações e modificações da convenção, não se furtando porém, a fazê-lo ao longo do ano com a convenção assinada.
Este ano, o patronato apresentou uma proposta radical de profundas modificações na CCT, acenando, inclusive, com a aplicação da famigerada Emenda 45, que só permite o julgamento do Dissídio Coletivo pelo Tribunal Regional do Trabalho se as partes envolvidas no conflito concordarem com a sua arbitragem, correndo-se então o risco da extinção do Dissídio. Tal situação nos obrigou a discutirmos cláusula por cláusula da atual CCT , defendendo os direitos e as conquistas da nossa categoria. Foram 15 reuniões paritárias em que vivemos momentos de tensão diante das tentativas patronais em alterar e retirar direitos do professor.
É chegado o momento de o Sindicato discutir com a categoria os rumos desta negociação, levando em consideração os pontos nodais em que persistem as divergências e que, segundo nosso ponto de vista , a palavra final deverá ser dada pela a categoria.
Veja os pontos de divergências entre o Sinpro-Rio e os patrões .
Assembleia Geral: 26 de setembro, sábado, às 10h, no auditório do Sinpro-Rio (Rua Pedro Lessa, 35, 2º andar).