Documentário referente ao Projeto Alto Uruguai, realizado em municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O projeto visa a captação da energia, de maneira que a comunidade local e o próprio meio ambiente não sejam prejudicados. A Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai é uma região privilegiada por seu potencial natural e ideal para a produção de energia. Segundo o documentário as ações do projeto se dividem em três eixos: a conservação de energia, a produção alternativa de energia e a inclusão energética dos habitantes da região.
Juntamente com estudos de impactos ambientais e sociais desta produção, os organizadores querem desenvolver fontes alternativas de energia (a exemplo do biogás, produzido por meio dos dejetos de aves e suínos), que não provêm das usinas hidrelétricas ou termelétricas. A visão social do projeto abrange o acesso das comunidades rurais e urbanas, que se encontram distantes do pólo energético de produção, à energia elétrica — a chamada inclusão energética — e, conseqüentemente, à cidadania. Tanto a universalização quanto o desperdício de energia são assuntos relevantes neste documentário. Este enfatiza o compromisso do projeto com a perspectiva participativa.
O planejamento, o estabelecimento de diagnósticos e a definição de prioridades são realizados por meio de processos democráticos que envolvem empresas, órgãos governamentais, organizações comunitárias, movimentos populares e sindicais, prefeituras e igrejas. Educação, conscientização, mobilização e organização dos atores sociais constituem a principal fonte de energia do Projeto Alto Uruguai.
Indicações de uso: Indicado para governantes e moradores de localidades onde a energia é escassa, comunidades interessadas em um meio mais econômico de utilizar energia e também para produtores e agricultores.
Direção: Projeto Alto Uruguai; 2004; 13 minutos
Produção: Da Terra
Realização: Eletro Sul / Unichapecó / MAB / IPPUR / Prefeituras / Eletrobrás
Contato: (21) 2558-0497 // daterracontato@yahoo.com.br