Este vídeo discorre sobre a importância do projeto político pedagógico como poderoso instrumento de transformação educacional, social e política. Parte de experiência realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP), núcleo sindical de Curitiba e Região Metropolitana, entidade vinculada à CUT e à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Depoimentos de pais, professores e alunos mostram que fazer um projeto pedagógico democrático significa envolver todos esses segmentos na gestão da escola e na elaboração dos métodos de educação a serem implementados. À luz dos ensinamentos de Paulo Freire, professores e educadores explicam que um projeto pedagógico democrático e participativo pressupõe a vinculação a um projeto de sociedade igualmente democrático e participativo. Fazer um projeto pedagógico equivale, assim, a se envolver em um trabalho político. “A escola deve ir além dos limites teóricos, deve ensinar a viver” – propõe uma educadora, lembrando, como Paulo Freire, que ensinar e aprender não são ações dissociadas, mas integradas, complementares.

Sugestão de uso: Para professores, educadores, estudantes de Pedagogia, pais, alunos e todas as pessoas interessadas no papel transformador da educação.

Direção: Sara Eduarda de Castro; 1998; 10 min.

Produção: Atitude Comunicação Interativa Realização: APP/ CUT/ CNTE