A seguir, sugestões para quem quiser ir além da trivial — e, por isso, parcial — cobertura da imprensa brasileira sobre os julgamentos de abril de 2003 em Cuba.

A Lei Helms Burton, também conhecida como Lei de Ajuste Cubano, garante privilégios a qualquer cubano que consiga por os pés em solo americano: cidadania norte-americana, emprego e assistência completa. Compare com o muro que separa os EUA do México, onde anualmente morrem dezenas de pessoas tentando atravessar a fronteira e com as “condições” oferecidas aos que conseguem burlar a rígida vigilância.

– Desde a chegada de Bush ao poder, um Acordo Migratório, assinado entre os dois países, em 1994, não vem sendo cumprido. O acordo prevê a concessão de 20.000 vistos anuais para os cubanos. De outubro para cá, apenas 505 vistos foram concedidos.  

Nos últimos sete meses, sete aeronaves ou embarcações foram seqüestradas e desviadas para os EUA por cubanos que almejam o paraíso prometido pela Lei de Ajuste. Dois aviões seqüestrados no mês de março foram CONFISCADOS nos EUA, sob pretexto de que o governo cubano tem “dívidas” com os cubanos exilados.  

                                                                                                                                                                                                        (Por Marcelo Ficher)