A entrevistada da próxima edição da série Quintas Resistentes, no dia 08/08, será Victoria Grabois, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais. Ela perdeu o pai, Maurício Grabois, o irmão, André, e o marido, Gilberto, na Guerrilha do Araguaia. Victoria acaba de lançar o livro “Maurício Grabois: Meu Pai”, em que aborda a ditadura, a guerrilha e as lembranças que ela tem do pai.
Durante uma mesa sobre mídia e ditadura no Curso Anual de Comunicação do NPC, no ano passado, Victória afirmou que o Grupo Tortura Nunca Mais defende que todos os arquivos da ditadura se tornem públicos. Para o GTNM, os militares que cometeram crimes bárbaros devem ser responsabilizados pela justiça brasileira. “O mais importante não é a reparação econômica: são medidas para que isso nunca mais volte a acontecer. Queremos justiça para que não continuem ocorrendo barbaridades como as de São Paulo”, enfatizou naquela ocasião.
As Quintas Resistentes são organizadas pelo NPC e acontecem na Livraria Antonio Gramsci, no Centro do Rio de Janeiro. O evento é restrito a uma equipe de jornalistas e entrevistadores convidados que a cada semana comandam um bate-papo sobre as variadas lutas contra a ditadura civil-militar.
Na última quinta-feira, 1º/08, a entrevistada foi Jessie Jane, que militou na ALN. Também já entrevistamos Vladimir Palmeira, Ivan Proença, Cid Benjamin e Washington Costa. É possível conferir todas as entrevistas aqui.
As Quintas Resistentes acontecem sempre às quintas-feiras, às 19h. Os próximos entrevistados serão: Cecília Coimbra (15/08); Carlos Eugenio Clemente (22/08); Zuleide Faria de Melo (29/08); e Vito Giannotti (05/09).