Publicado em 24.03.2011 – Por Justiça Global

O Rio de Janeiro foi o Estado da região Sudeste selecionado para sediar mais uma etapa do seminário Mais e Melhor Justiça para Todos, que visa promover um diálogo entre a Defensoria Pública e a sociedade civil organizada. A atividade faz parte de projeto de mesmo nome, financiado pela União Européia e executado pela Associação Nacional dos Defensores Públicos, Comissão de Justiça e Paz – São Paulo, Ouvidoria da Defensoria Pública de São Paulo e Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

O evento será realizado nesta sexta-feira, 25 de março, às 9h30, no Auditório Senador Nelson Carneiro – ALERJ – Rua Dom Manoel s/n, 6º andar, Praça 15, Centro do Rio. Será discutido, por exemplo, o papel da Defensoria Pública na democratização da Justiça, e a experiência de Ouvidorias Externas, dentre outros assuntos. O encontro está previsto para acabar às 16h, quando começa uma manifestação, em frente à Candelária, em defesa do
Direito à Cidade, Pela Democracia e Justiça Urbanas.

************
Confira a programação do seminário Mais e Melhor Justiça para Todos:

9h30 CREDENCIAMENTO        
10h – MESA DE ABERTURA

10h30 -PAINEL I:DEFENSORIAS PÚBLICAS-CONSOLIDAÇÃO DA INSTITUIÇÃO NO ACESSO A JUSTIÇA E PERSPECTIVAS 

Palestrantes –Dra. Maria Tereza Sadek – Professora do Departamento de Ciências Política da Universidade de São Paulo – USP, Pesquisadora Sênior do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais – CEBEPEJ, autora de diversos livros sobre o sistema de justiça.

11hPAINEL II: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DE OUVIDORIA EXTERNA NAS DEFENSORIAS PÚBLICAS

Palestrantes: Luciana Zaffalon, Ouvidora da Defensoria Pública de São Paulo.

11h30 – Debates e esclarecimentos

12hIntervalo;

13h – 16h – Plenária de Propostas e Debates