Publicado por Memorial da Resistência

O Memorial da Resistência e o Núcleo de Preservação da Memória Política retomam, neste sábado, sua programação dos Sábados Resistentes. Na primeira atividade do ano a homenagem será a Aderval Alves Coqueiro, assassinado há quarenta anos no Rio de Janeiro. Militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), da Ala Vermelha e do Movimento Revolucionário Tiradentes, foi um dos fundadores do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.
O tema da atividade deste sábado é Futebol e resistência política. Uma das experiências relembradas é a da Democracia Corintiana, que foi a mais representativa da participação do mundo esportivo contra a Ditadura Militar. Também será lembrada a faixa exigindo Anistia Política, aberta em fevereiro de 1979 no Estádio do Morumbi, o que colocou o esporte na luta pela Anistia Política, fortalecendo os setores que já estavam nas ruas clamando por ela.
Será no dia 19 de fevereiro, das 14h às 17h30, no Memorial da Resistência de São Paulo, que fica no Largo General Osório, 66, Luz – Auditório Vitae (5 andar).

PROGRAMAÇÃO

14h – Boas-Vindas – Caroline Grassi (Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação – Ivan Seixas (Jornalista – presidente do Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum Permanente de ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo)
 
14h15 – Palestra e debate – Juca Kfouri (jornalista)
 
16h30 – Homenagem a Aderval Alves Coqueiro (primeiro banido a voltar para a luta contra a ditadura)