Filme sobre a silicose, doença provocada pelo acumulo do pó de sílica no pulmão. Este vídeo foi produzido como parte da campanha nacional contra a silicose – “Operação Abaixo a Poeira”, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Instituto Nacional de Saúde do Trabalhador.

O pó de sílica é produzido no processo de moagem ou extração mineral. Afeta principalmente os trabalhadores de fundições, mineração, pedreira, cerâmica, jateamento com areia e perfuração de túneis. Causa falta de oxigênio, cansaço, problemas no coração e até a morte. Através de depoimentos de representantes sindicais de mineiros, vidreiros e com apresentação da atriz Cristina Pereira, o vídeo mostra a luta dos trabalhadores de Niterói (RJ), São Caetano (SP) e Nova Lima (MG) pelo reconhecimento do problema e por medidas para superá-lo.

Os patrões procuram não reconhecer a existência da doença, evitando assim o pagamento de indenizações aos mortos e doentes. Procuram também evitar as medidas de segurança necessárias, como a instalação de filtros e exaustores. O filme termina com uma clara mensagem: só a luta dos trabalhadores levará ao reconhecimento da silicose e à aplicação de medidas de segurança, indenizações etc.

Sugestão de uso: É indicado para cursos de formação sindical, especialmente para trabalhadores de minas, cerâmica em pedreiras, perfuração de túneis, jateamento com areia e fundição. Apresenta uma típica luta sindical pelo reconhecimento e combate a doenças do trabalho, por isso é indicado também para debates políticos e aulas de história e cidadania que tenham como tema o sindicalismo brasileiro e ou as doenças de trabalho.

Direção: Luiz Arnaldo Campos; 1992; 10 min.

Realização: TVT

Contatos: (11) 4127-7102
tvt@glabor.com.br // www.smabc.org.br/hotsites/tvt/tvt.htm