[Por Sindicato dos Jornalista RJ] Será lançado em Niterói no próximo dia 17 de junho, segunda-feira, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática. O evento, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, está marcado para 19 horas e terá como expositores coordenadores da campanha “Para Expressar a Liberdade”, que reúne várias entidades da sociedade civil e elaborou a proposta.
O Projeto de Lei da Mídia Democrática foi lançado oficialmente no Dia do Trabalhador, 1º de maio passado, em todo o Brasil. A proposta da sociedade civil para a regulamentação do setor das comunicações eletrônicas (rádio e televisão) tem o objetivo de ampliar o debate sobre o direito à comunicação para toda a população. Em vários estados e municípios brasileiros já estão sendo coletadas assinaturas de adesão – a marca de 1 milhão e trezentas mil assinaturas colocará o Projeto de Iniciativa Popular em debate no Congresso Nacional.
Os palestrantes convidados para o evento são o radialista Orlando Guilhon, da Executiva Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), e os jornalistas Claudia de Abreu, do movimento Luta, Fenaj!, e Daniel Fonsêca, doColetivo Intervozes, ambos da coordenação da Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação do RJ (FALE-Rio). O Sindicato dos Jornalistas do Estado do RJ já está funcionando como local de coleta de assinaturas para o projeto de lei, de segunda à sexta, de 10 às 16 horas, na rua Saldanha Marinho, 219, sobreloja, Centro, Niterói.