Vídeo institucional sobre o Projeto Sistemas Agroflorestais, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Assessoria e Agroecologia na Amazônia (GTNA), atendendo a um edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente. A iniciativa foi levada a efeito em conjunto com outras entidades e órgãos que atuam na região, como a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, a Associação de Produtores Alternativos de Rondônia (APA), o Pesacre (AC) e o Centro de Tecnologias Alternativas (CTA) de Mato Grosso.
O projeto tem por objetivo levantar informações no âmbito da capa[1]citação, comunicação, difusão e monitoramento em sistemas agroflorestais, buscando conciliar conservação da natureza com desenvolvimento florestal e agricultura sustentável. Os resultados se mostraram positivos, contribuindo para a fixação do homem no campo, a geração de renda familiar, o implemento da agricultura orgânica e da diversidade produtiva, com ênfase em plantas nativas, como o açaí, o cupuaçu e o babaçu, entre outras.
Sugestão de uso: Núcleos de pequenos agricultores e técnicos em agricultura, grupos ambientalistas, sindicatos e outras entidades de trabalhadores rurais, associações comunitárias, instituições de pesquisas, universidades e escolas.
Direção: Laércio Miranda; 20 min.
Produção: MTO2
Realização: Fundo Nacional de Meio Ambiente – MMA
Contato: fnma@mma.gov.br www.mma.gov.br/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=1