Articulação nacional divulga notícias alternativas e de interesse da classe trabalhadora

Atividade de lançamento da Teia. Foto: Joka Madruga

Atividade de lançamento da Teia. Foto: Joka Madruga

Durante o Fórum Social Mundial 2018, realizado em Salvador (BA), foi lançada a Teia de Comunicação Popular do Brasil. O lançamento dessa rede de solidariedade e articulação de mídias alternativas ocorreu no dia 15 de março. A proposta é do Núcleo Piratininga de Comunicação, que já conta com a adesão e parceria de sindicatos, organizações e agências de informação contra-hegemônica de diversos estados do país.

Alguns dos coletivos que se somaram a essa iniciativa são o Jornalismo B, de Porto Alegre (RS); o Terra Sem Males, de Curitiba (PR); a Agência Tambor e o jornal Vias de Fato, de São Luis (MA); a Rádio Classista, de Fortaleza (CE); o coletivo O Furo, de Belém (PA); o centro Sabiá, de Recife (PE); e a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), de alcance nacional.

A ideia é reforçar e ampliar o que já vem sendo produzido em todos os estados brasileiros em matéria de comunicação popular. O site, que reúne todo esse material, foi para o ar em abril. Por ele e pela página da Teia no Facebook, já foram divulgadas notícias, reportagens e entrevistas sobre assuntos variados. Do campo à cidade, têm sido abordados temas como moradia popular, ocupações de terra, ditadura, agroecologia, direitos trabalhistas, mulheres, direitos humanos, justiça social, cultura e memória.

Claudia Santiago fala sobre a importância de uma articulação em comunicação popular. Foto: Joka Madruga

Claudia Santiago fala sobre a importância de uma articulação em comunicação popular. Foto: Joka Madruga

Em tempos tão difíceis, a Teia tem o “objetivo de mapear, mobilizar, potencializar e estimular a articulação de diferentes iniciativas de comunicação popular, espalhadas pelo país e dar mais publicidade às reivindicações e lutas populares”. Foi o que explicou a idealizadora do projeto, a jornalista Claudia Santiago, na atividade de lançamento da Teia, marcada pelo luto e pela dor da perda da vereadora Marielle Franco, assassinada no dia anterior.

Para conhecer essa iniciativa de articulação e mobilização em comunicação popular, basta clicar em teiapopular.org. As notícias e propostas de pauta podem ser enviadas para o email contato@teiapopular.org.

Vida longa à Teia de Comunicação Popular do Brasil!