Na tarde de sexta-feira, 21 de agosto, o agricultor sem terra Elton Brum da Silva foi morto por uma ação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul durante a desocupação de uma área na cidade de São Gabriel. A suspeita recai sobre o comandante do Ten. Coronel Flávio da Silva Lopes. Ele teria respondido com tiro a uma agressão verbal do agricultor. A Brigada Militar deu a primeira versão afirmando que o agricultor teria morrido de um “mau súbito”. Horas depois o hospital local desmentia.
O MST responsabiliza a política de segurança do governo Estadual e a Justiça por postergar o processo de assentamento das famílias. A ocupação reivindicava a aplicação dos recursos para saúde, educação e infra-estrutura nos assentamentos da região e desapropriação do restante da Fazenda Southall. Também pedia a liberação imediata das fazendas Antoniazzi e 33, em São Gabriel, para o assentamento das famílias acampadas no Estado.
[Esta nota foi fruto de uma apuração detalhada pela equipe do Jornal dos Trabalhadores, produção radiofônica da Abraço-RS].
Fonte: http://www.abracors.org.br/detalhe_info.php?id=297