Documentário realizado pelo Sindieletro – MG sobre a terceirização na Companhia Energética de Minas Gerais. Trata de um dos grandes problemas do mundo do trabalho no Brasil atual: a precarização. Desde 1995, quando a Cemig foi privatizada, a terceirização vem crescendo, na busca de maiores lucros. Dos 19 mil funcionários que a Companhia tinha em 2005, sobram apenas 10 mil. Muitos trabalhadores, além de viverem uma situação precária, recebem em média 1/3 dos salários dos funcionários da Cemig, não possuem plano de saúde e não recebem horas extras, vale-refeição, entre outros direitos.

O resultado dessa política foi o aumento do número de acidentes de trabalho, inclusive mortes. As terceirizações da Cemig são consideradas ilegais pelo Sindieletro–MG, que as combate permanentemente com a campanha “Empresa de primeira não pode criar empregos de terceira”. O filme trata, enfim, de uma das mais cruéis faces das transformações recentes no mundo do trabalho no Brasil. Os depoimentos de trabalhadores das empreiteiras, de dirigentes sindicais, de deputados e procuradores do Ministério Público do Trabalho emocionam e demonstram a importância deste tema.

Sugestão de uso: Aulas de História, Sociologia, cidadania e cursos de formação sindical, que tenham como tema as mudanças no mundo do trabalho no Brasil. O crescimento da precarização do trabalho nos últimos anos faz deste um documentário muito atual e importante.

Realização: Sindieletro–MG; 2005; 24 min.

Contato: (31) 3238-5000 imprensa@sindieletromg.org.br // www.sindieletromg.org.br