O trabalhador Hélio Barbosa de Carvalho morreu na área industrial da Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista), em Cubatão (SP), no dia 17 de março. Ele foi prensado por uma ponte rolante no pátio de placas do lingotamento contínuo da aciaria II. Hélio Barbosa trabalhava para uma empreiteira da Cosipa, a Sankyu, como operador de ponte rolante há dois anos e meio. Hélio tinha 41 anos de idade, era casado e tinha duas filhas.

A diretoria do Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista está preocupada com o número de acidentes na área da siderúrgica paulista.

“O sindicato está entrando com representação junto ao Ministério Público do Trabalho. Queremos saber: se todos os acidentes ocorridos na Sankyu estão sendo devidamente registrados; se o efetivo da empreiteira é adequado ao ritmo de produção; se as folgas estão sendo respeitadas; se há excesso de hora extra e se os trabalhadores estão recebendo o devido treinamento”, diz o presidente do sindicato, Uriel Villas Boas. Segundo denúncias que chegaram ao Sindicato, Hélio deveria estar de folga no dia do acidente. (Rosângela Ribeiro Gil- Santos/SP)