Publicado em 14.06.2011 – Por Sheila Jacob


Alan Tygel e MC Fiell em show de inauguração da livraria

No dia 10 de junho, uma grande festa no Centro do Rio marcou a inauguração oficial da Livraria Antonio Gramsci, do Núcleo Piratininga de Comunicação. Este espaço é dedicado à formação política e ao encontro de estudantes, comunicadores, professores, participantes de movimentos sociais e militantes de diferentes áreas. Nas prateleiras, livros novos e antigos sobre os mais variados temas, como comunicação, história dos trabalhadores, cultura, feminismo, direitos humanos, educação, sindicalismo e lutas sociais do Brasil e do mundo. Como explica a jornalista Claudia Santiago, essa é mais uma peça do grande mosaico de instrumentos da esquerda para a construção de uma outra sociedade e de um outro mundo. Um mundo para todos.

 Variada programação cultural

“O pior analfabeto. É o analfabeto político, Ele não ouve, não fala, Nem participa dos acontecimentos (…)”. Os versos do dramaturgo marxista alemão Bertolt Brecht deram o tom da abertura, declamados pelo ator Carlos Maia. Depois, seguiram-se o funk e o rap, manifestações musicais de denúncia das condições de vida da periferia e de convocação à participação popular. O MC Fiell foi uma das grandes estrelas da festa, com a apresentação do rap “Trabalhadores do Brasil”, inspirado nas aulas promovidas pelo NPC. Também se apresentaram o rapper Gas-PA, do Coletivo de Hip-Hop LUTARMADA,  e ex-alunos do curso de comunicação popular, como Alan Tygel e Ramon Bezerra.


A festa de inauguração esteve recheada de amigos de diferentes estados e lutadores em geral. Dentre os presentes, uma referência nacional da luta pelo socialismo no Brasil: Zuleide Faria de Melo, presidente da Associação Cultural José Martí do Rio e integrante do Comitê Central do PCB. Também compareceram estudantes das mais variadas áreas; militantes de diferentes partidos políticos e de diversos movimentos sociais, como o MST; representantes do gabinete do Marcelo Freixo (PSOL-RJ); brigadistas de Cuba; jornalistas populares; artistas populares; alunos e ex-alunos dos cursos de comunicação comunitária promovidos pelo NPC. Todos comprometidos com a luta pela igualdade de direitos e justiça social.

A ideia é que a Livraria Antonio Gramsci seja um espaço de referência para a esquerda do Rio de Janeiro. Além de ser o mais novo ponto de vendas da Expressão Popular na cidade, lá podem ser encontradas e encomendadas obras de diversas editoras do país, como a Boitempo, Companhia das Letras, Perseu Abramo, Record, Paz e Terra, Vozes, Mauad, Publisher, dentre outras. Um dos objetivos é também divulgar livros que possuem pouco espaço na mídia tradicional, mas que são de grande relevância para a memória das lutas sociais no mundo. Por isso o acervo está sendo atualizado aos poucos, a partir de dicas recebidas de companheiros do país inteiro.

Não deixe de nos fazer uma visita! A Livraria Antonio Gramsci está localizada no Centro do Rio: Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo (fundos), Cinelândia – ao lado da Câmara dos Deputados. Algumas fotos da inauguração estão em nosso facebook, perfil Núcleo Piratininga NPC.
Informações pelo telefone 2220-4623, e também pelo e-mail livraria@piratininga.org.br.