Porto Alegre – A Coordenação Executiva do Canal Comunitário de Porto Alegre está protestando contra a mudança sem aviso prévio, por parte da operadora de TV a cabo (a NET), do número do canal no qual exibia sua programação. A mudança, do canal 14 para o 6, ocorreu no final de 2003 sem qualquer tipo de aviso. No canal onde era exibida a programação da tv comunitária, passou a ser exibida a programação de um canal de turismo. Diante das reclamações de telespectadores, a direção do canal comunitário buscou informações junto à direção da NET em Porto Alegre.
No dia 7 de janeiro, os coordenadores do canal comunitário foram informados pela empresa que a mudança era resultado de uma adequação efetuada pela NET Brasil com o objetivo de padronizar em todo o país a sintonização dos canais comunitários no Canal 6. A direção da empresa alegou que houve um “mal entendido” de quem fez as tratativas com os canais comunitários, acarretando a mudança repentina sem informação prévia. O problema, reclamaram os representantes da tv comunitária gaúcha, é que a mudança foi feita sem qualquer tipo de consulta ou aviso.
A Coordenação Executiva do Canal Comunitário protestou contra o que classificou de falta de respeito da NET com milhares de telespectadores do Canal Comunitário, bem como com suas associadas, e exigiu o retorno do sinal do Canal Comunitário ao Canal 14. A reivindicação foi rejeitada pela direção da empresa, que alegou ser a mudança uma orientação nacional. A Coordenação solicitou, então, que a NET se posicionasse oficialmente e por escrito sobre a mudança, recebendo a resposta de que isso seria feito até o dia 9 de janeiro, o que acabou não ocorrendo. Os dirigentes do canal comunitário estudam agora medidas jurídicas contra a empresa. Enquanto isso, informam às TVs associadas que o sinal do Canal Comunitário de Porto Alegre está sendo sintonizado no canal 6 da NET.
(Por Marco Aurélio Weissheimer – Agência Carta Maior)