A vida dos moradores de uma ocupação urbana, localizada no bairro do Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro, é o tema deste documentário. Depoimentos de lideranças comunitárias e dos primeiros moradores da ocupação da Ladeira dos Funcionários despertam para o drama da falta de moradia vivido por uma parcela sofrida da população brasileira. São homens, mulheres e crianças que vivem à margem da sociedade, esquecidos pelo poder público, mas que, a despeito das dificuldades, ousam sonhar e lutar por uma vida digna.
A precariedade das instalações do imóvel ocupado não os desanima. Ao contrário, somam forças, se organizam, dividem tarefas e, cheios de esperança, mostram-se dispostos a mudar o quadro de abandono do prédio e da própria vida, seja trabalhando na recuperação física do edifício, seja buscando negociar a permanência junto à Prefeitura, seja na troca de experiências e vivências com moradores de outras ocupações que se encontram em estágio mais avançado.
Sugestão de uso: Para associações de moradores, grupos comunitários, sem-teto e sem-terra e pessoas interessadas no debate sobre o problema da falta de moradia e sobre habitação popular.
Realização: Tão Dantas Burity e Thiago Sobral; 2006; 19 min
Produção: Café e Cigarros Produções/Tati G. Costa
Contato: http://cafeecigarros.nafoto.net