O Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), grande parceiro do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), comemora, em 2023, seus 20 anos de existência. Para celebrar esta data, uma cerimônia acadêmico-festiva foi realizada no dia 18 de março. O encontro foi marcado pelos relatos dos primeiros trabalhos realizados (extensão universitária, pesquisa e ensino) e pelos depoimentos emocionados de quem têm a memória das incursões do Núcleo e daqueles que vivenciaram mais recentemente as experiências.
O encontro aconteceu no Instituto de Filosofia e Ciência Sociais (IFCS) da UFRJ, no Largo do São Francisco, e à noite a festa seguiu no Armazém do Campo, na Lapa, com participação de estudantes, professores e representantes de movimentos sociais.
O SOLTEC está vinculado ao Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social (NIDES) e tem como objetivo a formação em níveis de pós-graduação em conjunto com ações de extensão e pesquisa.
Entre as áreas envolvidas nas atividades do núcleo, a engenharia tem destaque, uma vez que a ideia da solidariedade técnica nasceu da iniciativa de professores do Centro de Tecnologia, onde se localizam as faculdades de engenharia da universidade. O desafio posto era vivenciar as possibilidades de intervenção e de formação do engenheiro de forma comprometida com o desenvolvimento social, através de técnicas e implementações de interesse coletivos e voltados à construção de processos participativos com comunidades produtivas e movimentos sociais.
Ao longo dos 20 anos de existência, o SOLTEC alcançou vários objetivos (ver http://nides.ufrj.br) e criou vínculos com diversos agrupamentos de trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro. Exemplo disso são as assessorias prestadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), tanto voltadas para a questão do uso da terra quanto para atividades fundamentais de suporte ao movimento, como as cozinhas solidárias. Nestes casos, a engenharia demonstra capacidades diversas daquelas comumente conhecidas – aquelas que se prestam exclusivamente ao desenvolvimento econômico das sociedades capitalistas, criando valores dos quais seus produtores não se apropriam.
Ao final do encontro, os coordenadores demonstraram satisfação e contentamento e saudaram outras iniciativas universitárias espraiadas pelo país, que se inspiram e se assemelham às do SOLTEC.
O NPC sente muito orgulho de ser parceiro do SOLTEC há vários anos e parabeniza todos aqueles que construíram e constroem o núcleo. Juntos, já realizamos diversos projetos, debates e atividades que demonstram como a engenharia e a comunicação podem caminhar juntas e contribuir para a vida e as lutas do povo.
Para saber mais, acesse http://www.soltec.ufrj.br.