A reportagem foi ver de perto a situação da Usina Hidrelétrica de Estreito, no rio Tocantins. Durante a construção dessa usina, o governo federal anunciou que a obra serviria de modelo para as demais hidrelétricas do País, seja pela promessa de tratamento respeitoso e decente da população local, seja pelo cuidado ambiental. Agora, parcialmente em funcionamento, já é possível verificar in loco que a maior parte das promessas ficou apenas no discurso. Na prática, moradores no entorno da usina, Ibama, Ministério Público, todos apontam irregularidades e problemas causados pela obra.
Outra grande reportagem levanta inúmeros casos de tortura ocorridos no sistema prisional e nos estabelecimentos para menores infratores. Debate a questão da violação sistemática dos direitos humanos – prática institucionalizada desde a Ditadura Militar – e antecipa o quadro, triste e inaceitável, que o Comitê de Tortura da ONU vai encontrar em sua visita ao Brasil, provavelmente no próximo mês.
O filósofo e professor da USP Vladimir Safatle analisa o atual momento da esquerda, os oito anos de Lula, o governo de Dilma e a democracia brasileira. Para ele, “a ascensão da nova classe média vai bater no teto até o final do mandato de Dilma Rousseff”.
Ainda no campo político,
Caros Amigos veicula boas matérias sobre a América Latina: uma entrevista com a escritora colombiana Laura Restrepo, que acaba de lançar novo livro sobre a militância política de esquerda; uma reportagem sobre as fábricas argentinas ocupadas pelos trabalhadores; outra reportagem sobre a influência do escritor Gabriel García Márquez no cinema; e um artigo da escritora venezuelana Carola Chávez sobre o colonialismo televisivo.
Além disso, temos os artigos e análises da equipe de colaboradores da revista, entre os quais
Um conteúdo da melhor qualidade. Vale a pena conferir!