Toma como ponto de partida o julgamento do mais importante líder dos seringueiros nas décadas de 70 e 80, Chico Mendes. O filme denuncia as condições às quais são submetidos os trabalhadores rurais e seringueiros na floresta amazônica, mais precisamente na cidade de Xapuri, no Acre, principal local de atuação de Chico Mendes. A situação de exploração e violência motivou o líder a buscar melhores condições sociais e sua morte apenas marcou o início das conquistas que se seguiram para o movimento que ele liderava.

O julgamento e a condenação dos assassinos de Chico Mendes, pai e filho, a criação de uma cooperativa de trabalhadores rurais e a criação das reservas extrativistas foram algumas dessas conquistas. A cidade de Xapuri, que até antes do julgamento não tinha sequer um promotor público, passou a exibir alguns sinais de melhora. O documentário mostra ainda preciosos trechos de depoimentos de Chico Mendes sobre seu compromisso com a luta social.

Sugestão de uso: Excelente filme para aulas de História e Geografia, além de ser útil para movimentos sociais, sindicatos e grupos ambientalistas.

Direção: Odair Redondo; 1991; 19 min.

Realização: TVT

 Contato: (11) 4127-7102 tvt@glabor.com.br // www.smabc.org.br/hotsites/tvt/tvt.htm