O documentário se insere na lista dos vídeos que recuperam a memória de lutas de uma categoria específica. Neste caso, a dos bancários de Pernambuco. Os 70 anos desse sindicato começaram em 1935. Por meio de fatos de época e entrevistas com os primeiros dirigentes da entidade recupera-se a história do seu nascimento durante o primeiro governo de Getúlio Vargas.
Nas palavras de um dos seus fundadores, do começo da década de 1930, o sindicato não precisava fazer greves. Tudo era resolvido “na boa” com os banqueiros. Mas, pouco a pouco, a categoria, autônoma, passa a lutar para conquistar suas próprias reivindicações, como a jornada de 6 horas diárias. Através da vida do sindicato de Pernambuco é traçado rapidamente, com as vitórias da categoria, um quadro da história dos bancários em nível nacional. São destacadas as lutas dos trabalhadores nos anos que antecederam o golpe militar de 1964 e a retomada das lutas sindicais, ao final da ditadura militar. Sempre através de entrevista com dirigentes das várias épocas e com base em fatos, o vídeo chega até os dias atuais, no aniversário dos 70 anos do sindicato.
Sugestão de uso: Serve como incentivo para toda categoria que deseja guardar e divulgar sua memória. Também pode auxiliar na construção de um roteiro da História dos Bancários do Brasil.
Direção: Laudenice de Oliveira, Wellinghton Correia e Sulamita Estelian; 2005; 30 min.
Produção: Sindicatos dos Bancários de Pernambuco
Contato: (81) 3231-4233 imprensa@sindbancariospe.com.br// www.sindbancariospe.com.br