O vídeo Estação Realengo foi o trabalho de conclusão de curso de jornalismo de Carlos Eduardo Maia dos Santos, das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha). A idéia do trabalho é resgatar e preservar a memória do bairro Realengo, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Entrevistas com moradores antigos e jovens, pesquisas em arquivos e na associação de moradores do bairro fazem parte do documentário. Carlos Eduardo resgata, por exemplo, que Padre Miguel, considerado o primeiro cineasta do Brasil, era de Realengo.
“Durante o curso de jornalismo percebi que a grande maioria dos alunos desconhecia a realidade do subúrbio, o que é péssimo para futuros comunicadores sociais, que tenderão a continuar a reproduzir caricaturas sobre uma realidade que só conhecem através de jornais sensacionalistas, novelas e filmes que abordam esses lugares pelo viés da violência ou pelo exótico. Acredito que uma melhor cobertura de áreas periféricas só será possível quando aprendermos a ter um outro olhar para essas regiões”, fala Carlos Eduardo.
O trabalho foi orientado pelo professor Nailton Agostinho. Carlos Eduardo Maia também participou do Curso Comunidades, promovido pelo NPC com o apoio do Ceris [Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais], em 2006.