A prefeitura do município de São Paulo pretende despejar 250 moradores da Vila Itororó, localizada no centro da cidade. A alegação é a reurbanização da região e construção de um Centro Cultural gastronômico.
Riccardo Silva, do Serviço de Assessoria Jurídica da Universidade de São Paulo (Saju), afirma que a proposta é um tanto curiosa, pois a região já conta com um dos maiores Centros Culturais de São Paulo. Além disso, existem outros prédios antigos que necessitam de mais atenção que o de Vila Itororó, que já recebe cuidados de seus moradores.
Até o momento, a Prefeitura apresentou a proposta de dar às famílias bolsas-aluguel no valor de 300 reais, durante um ano. Após esse período, elas poderiam financiar apartamentos em três conjuntos habitacionais que seriam reformados e construídos no entorno.

Riccardo afirma que o valor proposto pela prefeitura é inferior ao custo do aluguel em São Paulo, e que já existem famílias morando nos prédios a serem reformados. Ele conta que outras pessoas em situação de despejo também receberam a proposta de ocupar esses prédios a serem construídos.
Fonte: Agência Pulsar