Documentário composto por uma série de 15 pequenos filmes, divididos em onze blocos temáticos, com o objetivo de subsidiar a discussão e a formação política de lideranças sindicais e populares.
Integra o material usado pelo Projeto Vida Viva e visa fomentar debates sobre o mundo do trabalho. O vídeo trata de temas como qualidade total, qualidade de vida, reestruturação produtiva, relações de trabalho, produtividade, doenças ocupacionais, estresse, empregabilidade e desemprego. Um roteiro de discussões e uma folha de atividades acompanham cada bloco temático para guiar os grupos que utilizarem este recurso audiovisual.
Um dos quadros mais interessantes é o segundo, Café com o Presidente. Este episódio simula o ritual de cooptação dos trabalhadores pelo patronato, em fábricas, escritórios e bancos de vários estados do Brasil, no auge do neoliberalismo, entre 1990 e 2000: um grupo de metalúrgicos participa de um café da manhã na casa do presidente da empresa. Os diálogos são uma reprodução fiel do esforço das empresas para convencer os trabalhadores a “vestir a camisa da empresa”, a colaborar com o capital.
Sugestão de uso: Excelente material para a discussão sobre saúde do trabalhador, as pressões nos locais de trabalho e as formas de organização e resistência. Café com o presidente é uma aula de como os patrões tentam cooptar seus empregados.
Direção: Jeroen Peijnenburg; 1997; 65 min.
Produção: Raio (Vitória-ES)