O professor Dênis de Moraes, do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, acabou de lançar o livro Vozes abertas da América Latina: Estado, políticas públicas e democratização da comunicação (Mauad/Faperj). A obra aprofunda os estudos já feitos pelo autor sobre mudanças nos sistemas de comunicação da América Latina. Ele parte do reconhecimento de que alguns governos do nosso continente têm assumido iniciativas que possam contribuir para a democratização da informação e da cultura. “É uma tentativa de superar a histórica letargia do Estado diante da avassaladora concentração das indústrias de informação e entretenimento nas mãos de um reduzido número de corporações”, diz o autor na apresentação do livro.
A pesquisa foca em nove países: Venezuela, Equador, Bolívia, Argentina, Uruguai, Chile, Brasil, Nicarágua e Paraguai. Os quatro primeiros são apontados como referência na luta contra os monopólios. Importante lembrar que as propostas de alteração nos marcos regulatórios desses países são fruto de reivindicações da sociedade civil organizada.
O livro custa R$30,00. Os interessados devem ligar para a Livraria Antonio Gramsci: (21)2220-4623. Ou então enviar e-mail para livraria@piratninga.org.br