Com a proposta de buscar a reflexão e dar continuidade ao legado político coletivo de Marielle Franco, o Dicionário de Favelas Marielle Franco promove no dia 13 de março, na Biblioteca de Manguinhos, às 9h, o evento “MARIELLE VIVE! Favelas na Reconstrução do País”. Haverá uma exposição fotográfica, mesa com parlamentares, performance cultural e apresentação de vídeos.
Neste mês de março se completa meia década sem que o assassinato de Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes tenha sido elucidado. “O legado de Marielle inspira luta por justiça, memória e reparação. Em um cenário de disputas pela garantia dos direitos de cidadania, as favelas e periferias podem contribuir para a reconstrução de um país mais justo e mais inclusivo”, consideram os promotores do evento, para quem “Marielle Franco é homenageada por sua luta em defesa dos direitos humanos, em especial das mulheres negras, dos(as) moradores(as) de favelas e da população LGBTQIAP+”.
O projeto do Dicionário de Favelas tem por objetivo favorecer a preservação da memória e identidades coletivas dos moradores das favelas, como parte do nosso compromisso com a expansão da cidadania e do direito à cidade e criar um espaço virtual que reúna o conhecimento sobre estes territórios de forma interdisciplinar e interinstitucional. O Dicionário de Favelas tem apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). | Acesse o site do Dicionário de Favelas no link abaixo.