teia2Nós, do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), já temos quase 25 anos de caminhada junto aos trabalhadores e movimentos populares brasileiros. Diante da difícil situação política que o nosso país enfrenta hoje, queremos fazer nossa parte. Por isso, decidimos propor uma ação coletiva e lançar a Teia da Comunicação Popular do Brasil. Trata-se de uma grande rede de solidariedade em comunicação popular, a ser lançada durante o Fórum Social Mundial de 2018. A atividade de lançamento será no dia 15 de março (quinta-feira), das 9h às 13h, na sala 213 do PAF 1. Para essa data, propomos uma conversa sobre as possibilidades de articulação, fortalecimento e potencialização da comunicação dos trabalhadores do país inteiro.

 

Formato de nossa atividade no dia 15/3
A ideia é fazermos uma atividade aberta, espontânea, horizontal, alegre e, obviamente, muito séria. Inicialmente será exibido o filme produzido pelo NPC, “Comunicação Popular no Rio: quem faz”. Em seguida, Claudia Santiago Giannotti apresentará o livro “Experiências em Comunicação Popular no Rio de Janeiro”. Os animadores da conversa terão cinco minutos cada para uma fala de incentivo ao debate. Serão servidos sucos e petiscos para manter o ambiente descontraído. Ao final, Josué Medeiros (História-UFRJ) apresentará o livro “Associações de Trabalhadores. Da organização de base à institucionalização”, escrito por Giuseppina de Grazia e editado pelo NPC.
Animadores de nossa conversa no FSM

.Ana Paula (SindJustiça-RJ) .Ana Palmira (Sinait) .Beto Almeida (Jornal Popular) .Brasil de Fato .Débora Silva Maria (Mães de Maio) .Emilio Azevedo (NPC-MA e Vias de Fato) .Eric  Fenelon (NPC-RJ) .Eudes Xavier (NPC-CE) .Fábio Caffé (Fotógrafos Populares) .Fernando Lima (SINDSEP-PE) .Gean Santana (ADUFS) .Giovandro Marques Ferreira (UFBA-Intercom) .Joka Madruga (Terra Sem Males) .Luisa Santiago (NPC) .Neto(Fetrace) .Reginaldo Moraes (Unicamp) .Rita Freire (Ciranda) .Rita Lima (Bancários-ES) .Ubiratan Félix (Fisenge) .Wesley Lima (MST-BA).Wolney Crush (SINTESPE).


Preencher o questionário é fundamental para a construção da Teia 

foto_capa

Durante a atividade de lançamento da Teia no Fórum Social Mundial, será distribuído um questionário. Ele tem o objetivo de investigar a atuação dos participantes no mundo da comunicação popular, alternativa e comunitária. Esse mesmo questionário circulará em outras atividades de comunicação que venham a acontecer no Fórum. Ele também já está disponível online. A ideia é que seja preenchido pelos representantes das entidades, grupos e movimentos que tiverem interesse em participar da Teia. Também podem colaborar conosco aqueles que conhecem alguma iniciativa de comunicação popular que se encaixe em nossa proposta. Para acessar o questionário, basta clicar em https://goo.gl/forms/qqyzgEQR0PCSikXp1