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No último dia 15 de março, durante o Fórum Social Mundial de Salvador (BA), foi lançada a Teia de Comunicação Popular do Brasil. Trata-se de uma proposta do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), em sintonia com projetos de mídia alternativa, organizações populares, sindicatos e pesquisadores.

A ideia da constituição dessa Teia é mapear e aproximar diferentes experiências de comunicação popular no Brasil, criando uma rede de solidariedade e colaborando para tirar do isolamento diferentes processos de resistência e insurgência, que ocorrem nas periferias das cidades e também em comunidades camponesas, incluindo povos e comunidades tradicionais.

O manifesto está disponível em http://teiapopular.org. Leia!

O LANÇAMENTO

O lançamento da Teia se deu em uma roda de conversa, ocorrida no Fórum e promovida pelo NPC. Neste evento, além de várias falas, houve a exibição de um filme, lançamento de livros, declamação de poesia, cantos quilombolas e a leitura final de um manifesto. O investimento em formação é ponto fundamental para a consolidação e avanço do projeto. E a experiência do NPC nessa área foi ressaltada em várias falas durante a roda de conversa.

A recepção da proposta foi a melhor possível, apesar de o lançamento da Teia ter sido feito sob um clima absurdamente emotivo (e triste), pois ocorrido apenas 14 horas após o brutal assassinato da vereadora e socióloga Marielle Franco (PSOL-RJ). Apesar do clima, a disposição é de reagir.

A jornalista Claudia Santiago, coordenadora do NPC e uma das criadoras da Teia, explicou a importância dessa iniciativa. “Num país de dimensões continentais como é o Brasil, dominado por uma poderosa mídia de mercado, a constituição dessa Teia é um trabalho de paciência e insistência. É uma ação para reunir quem insiste e acredita na comunicação popular e na formação política. De quem não desiste da solidariedade. De quem aposta todas as fichas num mundo melhor. De que apesar de todas as dificuldades, é possível superar a situação de barbárie que hora se apresenta”, ressaltou.

Para o avanço da Teia, o ano de 2018 será de mapeamento, identificação, aproximação, reaproximação de parceiros e futuros parceiros.

Entre os presentes no lançamento da Teia de Comunicação Popular do Brasil, estavam:

  • Representantes do MST
  • Intercom
  • Rádio Classista (Ceará)
  • Jornal Terra Sem Males (Paraná)
  • Jornal Vias de Fato (Maranhão)
  • Jornal Brasil de Fato
  • Revista Vírus
  • Jornal Voz das Comunidades
  • Sindicato dos Auditores Fiscais (Sinait)
  • Comissão Pastoral da Terra (CPT)
  • Sindicato dos Comerciários
  • Assentamento de Nova Palmares
  • Sindicato dos Bancários do Rio
  • Federação dos Bancários Rio-ES
  • Fórum da Cidadania de Santos
  • Sindicato dos Servidores de Pernambuco
  • Sindicato dos Professores de Vitória da Conquista
  • Associação de Docentes da Universidade Estadual de Vitória da Conquist
  • Sismuc-PR
  • Assesoar (PR)
  • Setorial de Cultura do PSOL-RJ
  • Federação dos Trabalhadores do Comércio do Ceará
  • SindCT
  • Jornal A Notícia por Quem Vive (Cidade de Deus-RJ)
  • Quilombo do Ipiranga (PB)

Confira as fotos do lançamento da Teia de Comunicação Popular do Brasil feitas pelo fotógrafo Joka Madruga.