debate_odeon

Mauro Iasi e Alípio Freire comentam o filme sobre o golpe de 1964

O 19º Curso Anual de Comunicação do NPC terminou neste domingo, 24/11, com a exibição do filme “1964 – um golpe contra o Brasil”. Participaram do debate Alípio Freire, jornalista, ex-preso político e diretor do documentário e Mauro Iasi, professor da UFRJ. O filme aborda os preparativos para o golpe de 1964, que se arrastavam há anos. Mostra como o governo de João Goulart atacou os interesses da classe dominante ao propor reformas de base, tão importantes para o Brasil de hoje. Também mostra como o perigo do comunismo aterrorizava os EUA, com medo não de uma nova Cuba, mas de uma nova China no continente latino-americano.

O documentário é feito de imagens da época e entrevistas com pesquisadores e com quem participou ativamente da resistência nesse período. “O objetivo do filme é passar em escolas e diversas entidades no próximo ano, quando se completam 50 anos do golpe. Queremos que os mais jovens conheçam essa história”, explicou o diretor Alípio Freire, que distribuiu cem cópias do filme aos participantes. Mauro Iasi lembrou que conhecer a história daquele período possibilita refletirmos sobre os dias atuais: será possível que reformas e melhorias para a classe trabalhadora serão possíveis sem grandes rupturas? Que condições nós temos, hoje? A esquerda está preparada para isso? Foram alguns dos questionamentos.

Alípio Freire completou, lembrando que o terror de Estado daquele momento é o mesmo que hoje cai sobre as classes populares e os lutadores sociais. Por isso é tão importante conhecer nossa história e assistir a filmes como esse.

O filme está disponível na internet, no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=GhoI8FdFF6w

 

1964_golpe_contra_o_brasil

19º Curso Anual do NPC

Foram cinco dias de intensos debates, aprendizados e troca entre jornalistas de sindicatos, dirigentes e jornalistas e militantes de movimentos sociais. A cobertura completa de todos os debates estará no site do NPC e do no site do curso no início da semana.

Algumas fotos podem ser vistas aqui. Há muitas fotos também em nosso perfil no Facebook.

Os vídeos das mesas – que foram transmitidas ao vivo – podem ser acessados aqui.

Neste curso, pela primeira vez contamos com uma rádio aberta fruto de parceria entre o NPC, a webrádio do Levante Popular da Juventude do Rio de Janeiro e a webrádio do SindCT.