O Jornal semanal Brasil de Fato emagreceu. Passou de 16 para oito páginas. É uma pena. Mas mesmo assim continua uma leitura essencial para todos aqueles que não se contentam com as visões da Folha de São Paulo, de O Globo, do Estadão e da Veja, o “maior panfleto da direita brasileira” (José Arbex).

A Redação do jornal, além do jornal impresso, criou a Agência Notícias do Planalto. Esta produz um informativo diário, com áudio, que é enviado a quem o solicitar. Há, além disso, o Boletim eletrônico Brasil de Fato que é semanal e é enviado a quem o solicite. É só pedir para receber e cada um pode ter em casa uma fonte necessária para se guiar no mar agitado das comunicações. Para receber estes produtos da comunicação alternativa dos nossos dias, acesse a página brasildefato.com.br e se cadastre.

Brasil de Fato é um jornal (na verdade é um semanário!) de esquerda. Não pretende ser “O “ jornal de toda a esquerda. Isto seria pretensão demais além de politicamente equivocado. Não se pensa mais, hoje, em partido único da esquerda e conseqüentemente num único jornal, infalível. Há visões e sensibilidades diferentes, no mesmo campo de esquerda, que não se enquadram num único jornal. Brasil de Fato está à espera que nasçam novos jornais de esquerda, vendidos em bancas, capazes de compor o grande mosaico da uma comunicação contra-hegemônica. O que o jornal pretende é ser um veículo útil para muita gente de esquerda que precisa de informações e análises para guiar sua ação transformadora revolucionária.

(Por Vito Giannotti)