Latuff

[Por Vito Giannotti] Latuff está sempre sobre uma barricada: com suas ilustrações, denuncia patrões e governos e defende os injustiçados em qualquer lugar do mundo. Assim está sempre do lado dos lutadores da América Latina contra todos os imperialismos. Está presente em dezenas de jornais sindicais sempre do lado de cá. E uma das suas principais lutas é defender o povo palestino contra a agressão, praticada há décadas pelo imperialismo israelense. Já fez inúmeras charges, cartuns, ilustrações sobre este tema e, como é sua prática despojada, sempre coloca estas imagens a livre disposição de quem quer usá-las em sua luta, gratuitamente. 

.

Na semana passada, o famoso jornal inglês, Guardian, usou uma destas imagens do brasileirissimo Latuff, contra o ditador egípcio Mubarak.

.

Mas o mais fantástico foi, nos últimos dias, ver pelas televisões, manifestantes do Egito nas ruas manifestarem contra a ditadura de Hosni Mubarak, carregando cartuns do Latuff. Suas charges estão sendo usadas nas manifestações e contribuem na luta contra uma ditadura implantada há 30 anos pelo EUA, para dominar toda a região do Norte da África e apoiar Israel.

(Veja as charges nas manifestações: http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/video/13061/)