Um filme/documentário sobre a Venezuela “Uma outra maneira é possível na Venezuela” foi lançado no 3º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, no começo do ano. Ele foi apresentado no Tribunal contra os crimes da mídia na Venezuela. Companheiros do NPC estavam presentes, gostaram do vídeo e resolveram fazer a versão portuguesa. Hoje está pronto. São 90 minutos de belas imagens, apresentadas com um ritmo empolgante e, sobretudo, com um enredo que permite entender o que se passa no país vizinho.

O documentário faz uma rápida recuperação histórica dos últimos quarenta anos daquele país e se aprofunda no período recente com Chaves e o movimento popular bolivariano. Mostra claramente quais foram as forças que armaram o golpe contra o presidente legitimamente eleito e reconfirmado, plebiscitariamente, por sete vezes, desde 1998. O destaque é dado ao papel da mídia, naquele que foi conhecido como “um golpe midiático”. Além da mídia, aparecem as forças que tentaram depor Chaves, capitaneadas pela Embaixada americana e seguidas pela Confederação das Industrias (algo como a FIESP de lá). Papel importante, nesta conspiração, é dado à Central Sindical e à alta hierarquia católica, em contraposição com a Igreja popular.

O vídeo não é nenhum hino a Chaves. Pela boca do povo, muito presente em cada instante do filme, são feitas várias restrições ao Presidente. Mas o que é destaque absoluto, o tempo todo, é o povo com sua participação ativa. É o protagonismo, como é falado em venezuelano, da população dos bairros pobre de Caracas que se destaca, por si só.

Com a autorização dos autores da obra, o NPC e alguns amigos estão fazendo algumas cópias deste belíssimo vídeo. Quem quiser pode solicitar a sua, a preço de custo para o NPC. Vale a pena usá-lo para debate. Traz muitas lições utilíssimas para nós… no nosso Brasil.