Greve de operárias russas, em 1917, está na origem do 8 de Março

 mu

Quais os acontecimentos que levaram a marcar o 8 de março como dia de luta mundial das mulheres? 

mu

Como surgiu a história das 129 mulheres queimadas vivas, em Nova Iorque, no ano de 1857, numa fábrica que nunca existiu, numa data inventada? E quais os interesses de se criar este mito? Para responder essas perguntas, no ano passado o NPC fez nova edição do Caderno O Dia da Mulher nasceu das Mulheres Socialistas – lançado pela primeira vez em 2004.

mu

A cartilha mostra a origem histórica deste dia, no começo do século XX: a luta das mulheres socialistas juntamente com outras mulheres que limitavam suas lutas à conquista do direito de voto. O dia 8 de Março foi consagrado por uma greve de operárias russas em 1917 que, sem o prever, foi o estopim da grande Revolução Russa. 

mu 

Logo em seguida, em 1919, a 3ª Internacional declarou este dia como o dia mundial da luta das mulheres.

mu 

O texto de Vito Giannotti, apoiado em fontes históricas, desmistifica a versão que todos nós já ouvimos, escrevemos ou até contamos para nossos filhos. O caderno gera debates e é útil para fazer avançar a consciência e a luta de mulheres e homens contra a exploração da mulher e toda a sociedade machista.

Aqui nossa homenagem às mulheres que fazem o NPC

Mulheres que brincam. Mulheres ques estudam. Mulheres que dançam que fotografam e escrevem. Mulheres que amam. Mulheres que lutam. Que dizem sim quando querem. E não quando é preciso. São estudantes
de Comunicação, jornalistas, professoras e sindicalistas. São as mulheres do NPC.
 
Viva o 8 de Março. Um dia de lutas!



mulheres