No vídeo acima, o jornalista Gustavo Gindre comenta a liberação da Ley de Medios pela Suprema Corte da Argentina. Ele lembra que a legislação teve amplo apoio da sociedade através de manifestações, debates e participação popular. “Uma lei que surge de baixo para cima”, resume Gindre. Em sua opinião, o governo brasileiro deve seguir o caminho do país vizinho já que há um Projeto de Lei da Mídia Democrática feita por movimentos sociais.

O jornalista afirma que o STF poderia se espelhar na decisão da Suprema Corte da Argentina ao julgar questões da Comunicação. O Judiciário argentino entendeu que a nova regulamentação das comunicações visa, na verdade, dar maior acesso a informações.

Em sua avaliação, a ‘Ley de Medios’ fará surgir uma mídia de perfil popular e comunitária garantindo a existência de outras vozes que não apenas a do grupo Clarín. Gustavo Gindre diz que não podemos mais fugir desse debate: “ficou evidente que o Brasil está muito atrasado em relação a essa agenda de democratização da comunicação”.