Vitão_presente-610x429

Entre 18 e 22 de novembro será realizado, no Centro do Rio, o 21º Curso Anual do NPC, que neste ano tem como tema geral A MÍDIA DE ESQUERDA NO COMBATE AO CONSERVADORISMO NO BRASIL. As mesas procurarão refletir sobre temas como os ecos da ditadura 50 anos depois do golpe; a conjuntura política nacional e internacional; as motivações para esse aumento do conservadorismo; o conservadorismo da mídia hegemônica e o papel da mídia alternativa; arte e cultura na periferia; TV no Brasil hoje; programas policiais; democratização da comunicação; gentrificação; as jornadas de junho de 2013; e outros. A ideia é propor diferentes debates que permitam pensar e entender o avanço do conservadorismo e sua relação com as diversas questões presentes na sociedade brasileira hoje e não como um fenômeno isolado.   

No sábado, haverá oficinas práticas de mídias digitais, redação, linguagem e programação visual. Na quinta-feira à noite faremos uma grande homenagem ao nosso saudoso coordenador Vito Giannotti, que faleceu recentemente e deixou um grande legado no campo da comunicação popular e sindical.

Dentre os participantes confirmados para o curso estão Milton Pinheiro (UNEB), Cecília Coimbra (GTNM-RJ), Ricardo Antunes (Unicamp), José Arbex Jr. (PUC-SP), Márcia Tiburi (Mackenzie), Beto Almeida (Telesur), Claudia Costa (Conlutas), Breno Altman (Opera Mundi), Luiz Antonio Simas (historiador do RJ), Laurindo Leal Filho (TV Brasil), Renata Mieli (FNDC e Barão de Itararé), Guilherme Boulos (MTST), Breno Bringel (IESP), entre outros. Para acessar ao folder e saber como se inscrever, basta clicar aqui.