Uma vez Globo, sempre Globo. Esta é a conclusão antiga, sempre renovada, ao ler ou ver qualquer produto deste integrante do comitê Central do Capital. Não cansamos de repetir que a mídia empresarial é o verdadeiro partido político do capital. Partido no sentido de formador da massa, organizador das idéias dominantes e batalhador da manutenção da hegemonia da classe que defende. 

Na Revista da TV do jornal O Globo de 18/4/2010, a capa traz uma foto de página inteira de Chaves, com um tratamento gráfico entre ameaçador e sarcástico. Os dizeres deixam claro o que O Globo gostaria de provar: “Como os desmandos de Hugo Chávez mudaram o dia a dia de quem assiste e produz televisão na Venezuela.” Pela manchete se esperaria chumbo grosso. Mas, não conseguiram. A matéria é vazia e não assusta ninguém. É uma matéria orientada e dirigida pela SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) uma organização a serviço do imperialismo dos EUA na América Latina. Não merece muitas velas. Só vale para reafirmar como a mídia age para garantir a hegemonia do capital. 

Quem quiser pode ler na revista TERRA de Março, Nº 54 a reportagem “Venezuela: a era Chávez” e terá uma idéia do ridículo da revista de O Globo. Uma perguntinha: Quantos jornalistas presos há na Venezuela? Quantos foram presos e condenados após o Golpe de abril 2001, organizado tela rede RCTV, a Globo de lá, junto com parte dos militares, a Federação das Industrias e a Igreja Católica de Caracas?                                                                 

[Por Vito Giannotti]