24 de julho é o Dia Municipal da Comunicação Popular na cidade do Rio de Janeiro. A data foi criada em 2017 em homenagem a Vito Giannotti, metalúrgico e grande lutador pela comunicação dos trabalhadores. Vito faleceu no dia 24 de julho de 2015. 

Junto com sua companheira de vida e de luta, Claudia Santiago, Vito fundou o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) em 1994. 

Desde 2017, o NPC realiza atividades nesta data para homenagear Giannotti e celebrar a comunicação popular. Este ano não será diferente.

Na próxima quarta, dia 24 de julho, a rede de Comunicadores do NPC estará na Cinelândia conversando com as pessoas que passam pela praça sobre a comunicação dos trabalhadores e trabalhadoras. 

A programação começa às 10h, com a instalação de uma tenda que abrigará publicações produzidas pelo movimento sindical e popular e que serão distribuídas durante o dia. Às 15 horas, a galera do curso de comunicação popular do NPC vai fazer e pôr no ar ao vivo um programa sobre comunicação popular. E às 16 horas, coletivos de comunicação se encontram nas escadarias da Câmara Municipal para trocar ideias e comemorar a comunicação popular, a luta e a vida. 

Já confirmaram presença: Conexões Periféricas, Fotoguerrilha, Coletivo de Coletivos, O Cidadão, Fórum Grita Baixada, jornal Voz das Comunidades, Emerge-UFF, Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos da UFRJ,  Raízes em Movimento, Redes da Maré, Associação Projeto Roda Viva, Garotas da Maré, ABI, BEMTV, Brasil de Fato/RJ, Rádio Ativa, PPG Informativo, Web Rádio Censura Livre, Teia dos Povos do Rio de Janeiro e jornalistas e professores, como Adilson Cabral, Gizele Martins, Pedro Barreto e Claudia Santiago.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

10 horas – Abertura da Tenda
13 horas – Panfletagem
15 horas – Programa ao vivo: O que é comunicação popular?
16 horas – Roda de conversa: Sim, nós temos Comunicação Popular!