O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp- DH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) torna pública a abertura de inscrições para 80 vagas para a nona edição do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos (MVDH). Leia aqui:

  1. O curso
    O curso ocorrerá entre os meses de setembro e novembro de 2022, em plataforma online, sempre às quartas-feiras, na modalidade síncrona (de 17h às 20h), e será transmitido no canal MVDH no YouTube. Os oito encontros ocorrerão nos dias 14, 21 e 28 de setembro, 5, 19 e 26 de outubro, 9 e 16 de novembro, podendo sofrer alterações.

1.1 Carga horária: 24 horas
1.2 Dia da semana: quartas-feiras
1.3 Horário: 17h às 20h.
1.4 Formato: Online – aulas expositivas e mesas temáticas.
1.5 Metodologia: os professores e palestrantes ministrarão as aulas sobre temas específicos. Ao final do tempo de exposição, os alunos serão estimulados a debater sobre os assuntos abordados e a estabelecer conexões com as aulas anteriores. Os expositores indicarão bibliografias, que ficarão disponíveis em plataforma a ser definida em comum acordo com a turma.

  1. As aulas

Dia 14/09 – Conferência inaugural: O genocídio dos povos indígenas no Brasil contemporâneo.
Dia 21/09 – Aula 2: Racismo estrutural e seus aspectos cotidianos
Dia 28/09 – Aula 3: Violência contra mulheres e suas representações
Dia 5/10 – Aula 4: A violência contra a população LGBTQIA+
Dia 19/10 – Aula 5: Necropolítica, guerra às drogas e militarização da vida
Dia 26/10 – Aula 6: Encarceramento em massa
Dia 9/11 – Aula 7: Comunicação comunitária e outras narrativas não hegemônicas
Dia 16/11: Aula de encerramento: Cultura como resistência.

  1. Objetivos
    O curso de extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos (MVDH) tem como objetivo a criação de um espaço de diálogo horizontal entre a Universidade e o grande público, no registro da extensão universitária, voltado para o debate crítico acerca das representações da violência em seus aspectos de classe, étnico-racial e de gênero, bem como a proposição de alternativas a elas.
  2. Público
    Busca-se alcançar como público, preferencialmente, moradores de favelas e periferias, comunicadores populares, lideranças comunitárias, integrantes de movimentos sociais e profissionais com atuação em favelas e periferias. No entanto, não é vedada a participação de outras pessoas fora dos grupos supracitados.
  3. Seleção
    Serão oferecidas 80 vagas ao todo, sendo 55 destinadas a moradores de favelas e periferias, comunicadores populares, lideranças comunitárias, profissionais com atuação nesses territórios (Público Prioritário) e 25 para demais interessados (Demais). Haverá ainda uma lista de espera composta por 20 vagas para o público prioritário e 10 para os demais interessados. A seleção se dará por meio de sorteio público, a ser realizado no dia 9 de setembro, às 17 horas, nos canais a serem informados.

5.1 De modo a garantir o acesso mais amplo possível, não serão aceitas inscrições de candidatos(as) já contemplados em edições anteriores.

  1. Inscrições
    Os (as) interessados(as) devem se inscrever de 12 de agosto até 5 de setembro de 2022 exclusivamente através de formulário, disponível neste link: https://forms.gle/UrVuv5MAvrpqxfmw7. A seleção se dará conforme o item 5 deste edital e a lista de participantes selecionadas(os) será divulgada no site do Nepp-DH, na página do Curso de Extensão MVDH no Facebook e demais canais institucionais.
  2. Da certificação
    Serão atribuídos certificados de conclusão do curso aos participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Coordenação geral: Pedro Barreto Pereira (Professor substituto do NEPP-DH)