Frei FernandoFrei Fernando de Brito lançou nessa semana em Fortaleza (CE) seu livro Cartas da Prisão e do Sítio, dando início à série Coleção Ao Portador, do Instituto Frei Tito de Alencar. O livro trata de dois momentos da vida do frei: no primeiro, foca nas cartas da prisão que eram escritas por religiosos para seus familiares e amigos. Assim eles denunciavam o que acontecia na prisão, as injustiças que eram cometidas e a perseguição política. A segunda parte da obra traz relatos de uma época posterior, quando ele passou a viver no Sítio do Conde, norte da Bahia. As cartas tratam das desigualdades sociais e transmitem a vivência com o povo pobre, fatos reais relatados com angústia, alegria, desespero e solidariedade.

Com a Coleção, o Instituto Frei Tito pretende resgatar as memórias do período da ditadura civil-militar, quando os frades dominicanos como Frei Tito e Frei Fernando se lançaram na resistência ao regime e na luta contra a repressão e a tortura, e em defesa dos Direitos Humanos. O projeto fortalece ainda os debates sobre Lei da Anistia, sobre a perpetuação da tortura, praticada hoje por policiais e grupos de extermínio, e também sobre o papel da igreja e dos Direitos Humanos.
Para conhecer alguns relatos de Frei Fernando acesse:
http://frbritoop.blogspot.com/