
O jornal diário Correo del Orinoco, da Venezuela, completou na segunda-feira, 30 de agosto, um ano desde que voltou a ser publicado. O original Correo del Orinoco foi criado por Simón Bolivar no início do século 19, e circulou entre 1818 e 1822 para promover a luta independentista. O presidente Hugo Chávez, em entrevista ao programa Alô Presidente, lembrou que o jornal surgiu para praticar um jornalismo diferente ao da Gazeta de Caracas, que era leal à causa espanhola.
O periódico tem como objetivo enfrentar a guerra midiática promovida por grupos neoliberais e transnacionais de comunicação contra o processo de transformações e mudanças vividas na Venezuela. O jornal é dirigido pela jornalista Vanessa Davies e mais um grupo multidisciplinar de profissionais. A tiragem diária é de 100 mil exemplares, com notícias espalhadas pelas seguintes editorias: opinião, política, debate parlamentar, notícias nacionais e internacionais, economia, poder popular, tema do dia, ciência, entrevistas, cultura, comunicação, regiões e esportes.
[Fonte: Agência Venezuelana de Notícias]