O 5º Fórum Social Pan-Amazônico será realizado entre os dias 25 e 29 de novembro de 2010 em Santarém (PA), na Amazônia Brasileira. O encontro irá reunir povos indígenas, comunidades tradicionais, ribeirinhos, quilombolas, extrativistas, camponeses, trabalhadores da cidade e do campo, e outros participantes. O objetivo do encontro é apresentar propostas para a construção de uma Pan-Amazonia que pertença efetivamente aos seus povos.
O Fórum se orientará pelos seguintes eixos temáticos: “Em defesa da Mãe Terra – terra e territórios”; “Poder para os povos pan-amazônicos”; “Direitos Humanos”; “Cultura, Comunicação e Educação Popular. Além de debates e discussões, haverá também oficinas auto-gestionadas, nas quais cada entidade ou movimento poderá apresentar informes sobre sua atuação, promover seminários, mesas redondas e compartilhar experiências. Ao final do encontro será aprovada uma Agenda Comum dos Povos Pan-Amazonicos e das campanhas de lutas conjuntas para a construção de outra Amazônia possível.
Mais informações em http://www.forumsocialpanamazonico.org/