
Está em cartaz o filme Fora da Lei, do franco-argelino Rachid Bouchareb. O belo longa-metragem trata do processo de independência da Argélia com foco na história dos irmãos Messaoud, Abdelkader e Said. Na década de 1920 os três, juntamente com seus pais, foram expulsos de sua terra natal em Sétif, cidade argelina. Um deles se junta ao exército francês na Indochina; o outro se torna líder do movimento de independência da Argélia; e o terceiro quer fazer fortuna nos clubes de Paris. O destino os reúne na França, onde dois dos irmãos se juntam a outros argelinos e simpatizantes em movimentos e organizações clandestinas para combater as injustiças, a exploração e a humilhação impostas pelo sistema colonial. A partir dos dramas e conflitos desses personagens, Fora-da-lei faz um retrato das muitas lutas e manifestações às quais muitos jovens se entregaram para que se chegasse à independência da Argélia, decretada em 5 de julho de 1962.