Publicado em 24.05.2011

Nessa sexta-feira, dia 27/5, será realizado o seminário Choque do Capital no Rio de Janeiro: MEGA-PROJETOS E MEGA-EVENTOS, organizado pelo PACS, MST, Justiça Global, CMP e Plenária dos Movimentos Sociais.
A proposta do seminário é dar continuidade ao debate sobre o avanço de um modelo de desenvolvimento que aprofunda a acumulação do capital no estado do Rio de Janeiro. Diversos movimentos sociais têm se mobilizado frente aos impactos da implantação da CSA, em Santa Cruz, e às remoções de moradores de áreas valorizadas por obras de infra-estrutura na cidade do Rio. A ofensiva do capital acontece maquiada com o discurso da economia verde e do desenvolvimento sustentável, como é o caso também da construção do Arco Metropolitano, do Complexo Petroquímico de Itaboraí e do Porto do Açu, em São João da Barra.
O seminário foi proposto, portanto, a partir da ideia de articular resistências e aprofundar o diálogo sobre a temática do desenvolvimento e sobre os desafios que se apresentam.

SERVIÇO: O seminário ocorre na próxima sexta-feira, dia 27 de maio, das 15h às 20h30, no auditório do Sindpetro-RJ. O endereço é Av. Passos, 34 – Centro.